Abertura WONCA 2016: emoção à brasileira

Na noite do dia 2 de novembro, quase cinco mil profissionais de saúde do mundo inteiro estavam reunidos no auditório principal do Riocentro, centro de convenções localizado no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Espaçosa, a sala comportou muito bem a presença de todos, mas a emoção e o entusiasmo transbordavam o espaço físico: era a abertura do WONCA 2016, 21ª Conferência Mundial dos Médicos de Família.

O clima de união e empolgação não foi por acaso. É esse mesmo o espírito que a conferência pretende levar durante seus cinco dias. “Queremos que sintam e vivenciem esse espírito de alegria e força do povo brasileiro e que possamos ao final do evento estarmos contaminados positivamente e energizados para seguir com nossa luta diária por uma atenção primária universal e de qualidade levadas pelos médicos de família a cada família deste nosso planeta.” disse Thiago Gomes da Trindade, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

O evento, que acontece até o dia 6 de novembro, tem como objetivo que médicos da família possam compartilhar experiências, aprender uns com os outros e se inspirar com as contribuições dos colegas ao redor do mundo. A programação científica engloba temas e desafios da atenção primária e da medicina de família na assistência, no ensino, na pesquisa e na gestão.

Para Daniel Soranz, secretário de saúde do município do Rio de Janeiro, abrir as portas da cidade para esse evento é uma honra. “Estamos muito felizes em receber o WONCA 2016. Para nós, que nos empenhamos em aumentar de 68 para 1300 médicos da família na cidade, é um orgulho muito grande ser anfitrião do evento e poder apresentar nosso trabalho.” disse.

Durante a cerimônia de abertura, representando o Brasil, Soranz recebeu o Prêmio WONCA de Saúde Global, concedido a cada edição do congresso ao país que mais expandiu o modelo de Medicina de Família em seu território. A cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais bem sucedida neste quesito, por aumentar a cobertura da Estratégia Saúde da Família de 3,5%, em 2008, para 66%, até hoje. O compromisso é chegar a 70% de cobertura até o final do ano, contemplando 4,3 milhões de cariocas.

Após as falas de abertura, foi oficializado o início da Conferência, com um coquetel ao som da cantora Julia Rocha, médica da família no Rio de Janeiro. A empolgação dos profissionais marcou também o show. Que assim seja durante a Conferência e todos os dias que se seguirão nas rotinas dos médicos de família no mundo todo. Esse é o intuito do WONCA 2016.

Para conhecer toda a programação, acesse o site ou baixe o aplicativo, Versão para Android e Versão para iPhone.