Prevenção das violências no namoro

Junho é o mês dos namorados.

A Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDDC-RJ), o Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro e o Comitê Vida aproveitam a oportunidade para valorizar a gentileza e a solidariedade no namoro e promover a prevenção das diversas formas de violência íntima.

Afinal, desfazer o tabu e conversar sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nos relacionamentos é a melhor forma de prevenir e enfrentar o problema. Aproveite o mês dos namorados para promover o debate sobre a prevenção das violências no namoro em sua unidade de saúde, escola, universidade, ONG e comunidade.

No dia 9 de junho, quinta-feira, o RAP da Saúde promove o lançamento do curta metragem “A vida como ela é? As coisas como elas são?”, às 14h, no Adolescentro Paulo Freire, do Centro de Cidadania Dr. Rinaldo De Lamare (Avenida Niemayer, 776, 12 andar).

A exibição será seguida de debate, com a participação de especialistas no tema e dos jovens do Rap da Saúde que produziram o vídeo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Q7NrBatznW0]

Em maio, a Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da SPS/SMSDC-RJ organizou atividades prepartórias para o Mês de Prevenção das Violências no Namoro. Por meio do Comitê Vida e do Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro, duas sessões especiais do filme Amor?, de João Jardim, foram realizadas para profissionais de saúde e demais parceiros que atuam na área. Após a exibição do filme, que retrata histórias reais de violência íntima por meio da interpretação de atores, um debate franco envolvendo o público, especialistas e a equipe do longametragem deu espaço ao compartilhamento de experiências e trocas de ideias sobre o tema.

A Clínica da Família Valéria Gomes Esteves, da CAP 5.3, promove um ciclo de exibição de vídeos sobre a temática violência no namoro. As sessões serão seguidas de debates e o tema também será abordado pelos grupos da unidade.

Participe!

Use a criatividade para promover atividades lúdicas que facilitem a abordagem do tema. Se você já desenvolve iniciativas para a prevenção das violências no namoro, compartilhe a sua experiência, enviando um relato para elosdasaude@gmail.com.

Materiais para reflexão, pesquisas e sugestões de atividades:

>> O novo Postal da Saúde aborda a gentileza no namoro:

>Baixe e compartilhe os Postais da Saúde

>> Coloque o  laço da gentileza como  foto de seu perfil no Facebook, Twitter e Orkut e integre o movimento pela promoção da gentileza e prevenção das violências no namoro

>> Os vídeos Na Sombra e Bem-me-quer  podem ser o ponto de partida para o debate sobre violência no namoro

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=0eEJjuablJ4&feature=related]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=QAnzM66rv8k&feature=related]

>> Informações Úteis Sobre Violência no Namoro – Material adaptado pela Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), a partir de cartilha desenvolvida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

>> Mitos sobre o namoro violento

>> A Violência No Namoro: A questão da violência e as primeiras escolhas afetivo-sexuais que fazemos, artigo de Thiago de Almeida

>> Violência no Namoro, artigo de Catarina Fonseca (Portugal, 2009)

>> Entrevista com Maria Neto, coordenadora do projeto N(amor)o (Im)perfeito, da Universidade Coimbra

>> Estudo da Universidade do Minho, de Portugual, revela que Violência entre casais homossexuais é maior do que nos heterossexuais

>> A Nossa Escola pela Não Violência – Ação de Sensibilização para Professores (Portugal, 2009)

>> Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Gênero (Portugal)

>> Associação de Mulheres contra a Violência (Portugal)

>> Publicação da OMS sobre prevenção de violências contra as mulheres – em inglês

>> Teen Relationships – em inglês

No Responses