Depressão? É possível superá-la!

Tristeza persistente, perda de energia, falta de interesse, alterações no apetite e no sono, dificuldade de concentração, inquietação, ansiedade. Todos esses sintomas que caracterizam a depressão mostram muito claramente que algo não vai bem com quem os apresenta. Mas como ter certeza se o que ocorre é, de fato, depressão?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta: geralmente, quando é depressão, esses sintomas vêm acompanhados pela incapacidade de realizar as atividades do dia a dia por pelo menos duas semanas seguidas. Na prática, isso pode levar a longos períodos sem sair da cama ou até mesmo a descuidos com a higiene pessoal e da casa. Se alguém que você ama está nessa situação, prepare-se. Você pode ter um papel fundamental na recuperação de sua saúde.

A questão é delicada. A depressão é uma doença e não frescura ou fraqueza de caráter. Pode atingir qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. E, infelizmente, não existe fórmula mágica para evitá-la ou enfrentá-la. Mas algumas atitudes podem ajudar a manter a mente sã e a driblar o mal estar que pode vir a se tornar depressão. São elas:

. Quando o coração apertar e os problemas parecerem não ter solução, considere conversar com uma pessoa de sua confiança, que te escute e te acolha. Você também pode ser esta pessoa para quem precisa.

. Nos dias difíceis, cercar-se de pessoas queridas, que nos fazem bem, é a melhor pedida! Lembre-se disso quando um amigo se mostrar para baixo.

. Sabe aquela atividade que era tão prazerosa e que agora já não tem tanta graça? O movimento de retomá-la pode ser surpreendente. Chame um amigo! Não há problema nenhum em pedir ou oferecer ajuda.

. Praticar exercícios físicos ajuda a manter os hormônios em equilíbrio e ainda distrai a cabeça. Uma caminhada despretensiosa pode ser inspiradora!

. Da mesma forma, manter a regularidade da alimentação e do sono nos tornam mais fortes para enfrentar os desafios do dia a dia.

. Pode ser difícil, pode requerer algum esforço. Mas tudo tem um lado bom! Conseguir percebê-lo e valorizá-lo é uma vitória. Mostrá-lo aos outros faz bem para si e para todos. Vamos experimentar?

. Se tudo isso parece muito difícil, ou até mesmo impossível, considere a possibilidade de estar com depressão. Como tudo na vida, ela é passageira! Tome o tempo necessário, ajuste expectativas e procure ajuda. O sol voltará a brilhar!

. Se for necessária a ajuda profissional, procure sua Equipe de Saúde da Família.