Todos comprometidos com a saúde

Sabe aquela sensação de orgulho de si mesmo? Aquele sentimento de felicidade de poder fazer no seu dia a dia um bem para a sociedade? Aquela certeza de que o seu trabalho impacta positivamente a sua vida e a vida de outras pessoas ao seu redor? Então, é isso que pretende o Dia do Orgulho SUS que convida, cada 21 de março, a cidadãos e profissionais de saúde a se engajarem em ações que contribuam para a qualificação do sistema de saúde dos moradores do Rio de Janeiro.

A ocasião faz parte de uma ação global em prol de sistemas de saúde melhores. Iniciada em 2012 na Inglaterra e implementada na Irlanda, Escócia, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Índia, Jordânia, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Austrália e Brasil, aqui a campanha foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e parte da premissa de que todo cidadão pode ajudar a melhorar o SUS – Sistema Único de Saúde.

Comemorado na próxima terça-feira, a data fortalece a ideia de que pequenas atitudes, quando somadas, geram grandes mudanças. No dia, todas as unidades de saúde realizam ações para que profissionais de saúde, agentes comunitários e usuários dos serviços dialoguem e pensem em estratégias para melhorarem, juntos, o atendimento, a integração e o cuidado no SUS.

>> Se você é profissional de saúde, não há limites para a imaginação. Você pode criar intervenções em espaços públicos, palestras, rodas de conversa, pequenos vídeos, fotos e rodas nas Salas de Espera das Unidades. O importante é agendar atividades de 20 a 24 de março, publicar nas redes sociais com a hashtag #orgulhosus e fazer acontecer!

>> Se você é um cidadão, usuário do SUS, faça também a sua parte: desde promessas pessoais, como se alimentar melhor, praticar exercícios físicos, desenvolver práticas solidárias, até promessas que ajudam o Sistema diretamente, como doar sangue, tudo é bem vindo, fundamental é mesmo participar.

Cada ação é uma nova chance de fazer uma mudança positiva no SUS. Cada compromisso, grande ou pequeno, faz a diferença.

#OrgulhoSUS