220 inscrições!

Segunda-feira, dia 02 de julho, foi o último dia para que profissionais da Rede Municipal de Saúde do Rio de Janeiro inscrevessem suas práticas no Edital de Experiências Inovadoras em Promoção da Saúde, lançado pela Subsecretaria de Atenção Primária, Promoção da Saúde e Vigilância em Saúde. O Edital, que ficou aberto para inscrições cerca de dois meses, recebeu um total de 220 inscrições válidas, retratando o compromisso dos profissionais da Rede de Atenção Primária a Saúde no compartilhamento de experiências, troca de saberes e multiplicação de suas práticas.

Espalhadas pelas 10 Áreas Programáticas da cidade, as experiências abordam os mais diversos públicos – mulheres, gestantes e puérperas, homens, idosos, adolescentes, comunidade escolar, população de rua, bolsa família, etc – e diferentes temas – alimentação saudável, saúde sexual e saúde reprodutiva, prevenção das IST/AIDS, promoção de saúde mental, autocuidado, doenças crônicas, doenças transmissíveis, uso, abuso e dependência decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, práticas corporais, atividade física, tabagismo, saúde bucal, detecção de agravos de saúde negligenciados, parto normal e muitos outros.

As experiências serão avaliadas por um Grupo de Trabalho composto por profissionais das quatro Superintendências da Subsecretaria de Atenção Primária, Promoção da Saúde e Vigilância em Saúde, de acordo com quatro critérios: a) Alinhamento com os princípios e diretrizes do SUS, do Plano Municipal de Saúde 2018-2021 e da Política Nacional de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde; b) Caráter inovador, definido como aquele que retrate o trabalho de forma criativa; seja proativo, ousado e transformador da realidade; que considere os modos diversos de organizar e otimizar serviços de acordo com as características de cada território e que utilize tecnologias adequadas ao contexto sócio-cultural; c) Reprodutibilidade em outras realidades, ou seja, quanto a sua capacidade de ser reproduzida em contextos similares e d) Alcance dos resultados, que significa grau de implementação e resultados obtidos.

Serão selecionadas as práticas que passarão por uma visitação in loco, e na sequência, aquelas selecionadas para a avaliação final. Os resultados e premiações serão divulgados nas nas redes sociais do Elos da Saúde. Acompanhe.

www.elosdasaude.com.br
www.facebook.com/paginaelosdasaude

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES