Festival Rio Saudável Gastronomia 2012

Pratos coloridos, elaborados e… saudáveis. Essa é a proposta do Festival Rio Saudável Gastronomia 2012, que acontece de 25 de abril a 24 de junho com a participação de 34 restaurantes cariocas. Neste período, as casas que integram a programação vão apresentar pelo menos um prato ou menu especial para a ocasião, elaborados de forma balanceada, de acordo com parâmetros definidos por uma comissão de nutricionistas. A abertura do Festival é nesta terça-feira, 17 de abril, às 17h30, no restaurante O Navegador, no Centro (Avenida Rio Branco, 180, 6º andar).

No restaurante Symbol Gourmet, a boa pedida para o Festival Rio Saudável Gastronomia 2012 é o  peito de frango com chutney de manga crocante e tian de legumes (Foto: divulgação)

Os pratos que integram o Festival Rio Saudável Gastronomia 2012 valorizam o uso de ervas aromáticas e especiarias naturais e contam com, pelo menos, um ingrediente típico da culinária brasileira, como feijões, aipim, abóbora, couve e coentro. Entre os pratos saudáveis que os comensais poderão desfrutar estão o peito de frango com chutney de manga crocante e tian de legumes, do Symbol Gourmet; o frango caipira e a salada de grãos, do 14 Folhas.

A salada de grãos é um dos destaques do restaurante 14 Folhas para o Festival Saudável Gastronomia 2012  (Foto: Marina Herriges | Riotur)

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) é sensibilizar a sociedade para a importância de uma alimentação saudável. Para o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, o Rio Saudável Gastronomia reforça as políticas de prevenção adotadas pela Prefeitura: “Prevenir não é somente ir ao médico. Significa também ter hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada, o que pode evitar doenças e complicações. E diante da rotina cada dia mais corrida das pessoas, fica evidente a importância do festival na conscientização de que é possível adotar mudanças simples no cotidiano, começando pelos hábitos alimentares”, afirma.

Batata doce orgânica caramelada, do 14 Folhas: A proposta do Festival Rio Saudável Gastronomia 2012 é valorizar ingredientes nacionais e especiarias naturais (Foto: Marina Herriges | Riotur)

Participam do Festival Rio Saudável Gastronomia 2012 o Restaurante Cidadão da Cidade de Deus, os restaurantes universitários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diversos restaurantes comerciais: Ambre Cuisine Bar, Bazzar, Branche, Casa de Espanha, Casa Urich, Cedro do Líbano, Coccinelle Bistrô, Cria da Terra, Delight, Espaço Grill, Filé e Folhas, Gabbiano Ristorante, Gávea Garden Bistrô, Mekong, Nik Sushi, O Navegador, Piffer Torteria & Bistrô, Refeitório Orgânico, Reservado Restaurante, Sabor Saúde Culinária, Sabor Saúde Expresso, Sal e Tal, Symbol Gourmet, Varandas Gourmet, Vegetariano Social Clube, Viva Orgânicos Juice Bar, Zacks.

O Festival é uma iniciativa do Instituto de Nutrição Annes Dias (Inad), da Prefeitura do Rio, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis (SindRio). O evento tem o apoio do Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região (CRN-4), do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/Uerj), do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ) e da Agência Binky.
>> Saiba mais sobre o Festival Rio Saudável Gastronomia 2012 na página do evento no Facebook

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES