Orgulho SUS e a luta contra a discriminação

O Dia do Orgulho SUS foi criado para marcar o compromisso de cada um para tornar a saúde pública ainda melhor, com comprometimento de todos. O que se deseja saber é “Qual o seu compromisso para melhorar o SUS?”. Pequenas ações, juntas, fazem uma grande diferença no dia a dia de quem trabalha e/ou é usuário do SUS, além de trazer inspiração para outras pessoas.

Neste ano, coincidentemente, este dia também é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, no qual instituições e movimentos sociais de todo o mundo organizam ações de combate ao racismo.

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz:

Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública.”

No Brasil, o racismo estrutural* e o institucional** agravam as condições de saúde e de vida de negros e indígenas, que apresentam maior vulnerabilidade aos agravos à saúde e maior dificuldade de acesso à atenção à saúde.

Vamos aproveitar o dia do Orgulho SUS e o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial para refletir e debater sobre nossos compromissos com o SUS e com a luta contra todas as formas de discriminação racial?

Podemos começar a nos observar, para evitar que no dia a dia, muitas vezes sem perceber, reproduzamos atitudes, idéias, estereótipos e valores que vão afetar a auto-estima e desvalorizar as pessoas que são diferentes dos padrões idealizados pela nossa sociedade.

*Racismo Estrutural – é uma programação social e ideológica a qual todos estão submetidos. As pessoas reproduzem atitudes racistas, consciente ou inconscientemente atitudes que, em certos casos, são inteiramente opostas à sua opinião.

**Racismo Institucional – é  a  incapacidade  coletiva de uma organização em prover  um  serviço apropriado ou profissional às pessoas devido à sua cor, cultura ou origem étnica. Ele pode ser visto ou detectado em processos, atitudes e comportamentos que contribuem para a discriminação através de preconceito não intencional. Ignorância, desatenção e estereótipos racistas que prejudicam minorias étnicas.

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES