Secretaria Municipal de Saúde no Ecos de Curitiba

A plenária “Saúde em todas as políticas e ações intersetoriais” foi o destaque da programação de terça-feira, dia 24 de maio, do Ecos de Curitiba. Ações intersetoriais são instrumentos necessários para a promoção e equidade da saúde. Parcerias para a criação de políticas públicas são fundamentais para a melhoria das condições de vida dos cidadãos, combate ao problema da distribuição desigual do poder, dinheiro e recursos, e mensuração e compreensão das desigualdades em saúde.

A plenária foi  um lugar de aprendizado e troca, conduzida pelos palestrantes Rob Quigley, dos Estados Unidos, Vivian Lin, da Ásia e Adriano Massuda, brasileiro.

Quigley é arquiteto e tem experiência no planejamento de clientes públicos e privados: cidades, universidades, organizações sem fins lucrativos, promotores, proprietários e empresários. Vivian é autora de diversos trabalhos sobre as necessárias reformas do sistema de saúde pública em diversos países da Ásia e Massuda foi reconhecido por seu trabalho sobre responsabilidade e política, planejamento e desenvolvimento de programas em uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo a saúde em todas as políticas.

Profissionais e jovens RAP da Saúde CAP 5.3

Profissionais e jovens RAP da Saúde CAP 5.3 e pôster sobre o RAP da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Promoção da Saúde, seguiu uma intensa programação, apresentando os seguintes trabalhos:

Pôsteres:

1- Projeto Damas – Inclusão Social e Promoção da Saúde mãos dadas
2- Reconhecendo as potencialidades juvenis – Processo de seleção do RAP da Saúde na SMS/RJ
3- Programa Academia Carioca como estratégia de Promoção da Saúde na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro (RJ)
4- Ativando a memória carioca: uma experiência de Promoção da Saúde no Programa Academia Carioca.

Poster Digital:

1. Programa Academia Carioca: Modelo de Atividade Física e Sustentável na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro – Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) / Brasil;

Apresentação oral:

Facebook como Ferramenta de Visibilidade e Troca de Experiências Práticas em Saúde pelo Programa Academia Carioca

Implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – A Experiência da Cidade do Rio de Janeiro.

Mostra alternativa: Qual é a sua cor?

Oficina: Raça/Cor? Identificação Étnico-Racial na Atenção à Saúde dos Usuários do SUS

Com tantas trocas, o dia foi muito proveitoso para o diálogo a apresentação de trabalhos, ações e materiais educativos da Superintendência de Promoção da Saúde e dos Territórios da Cidade. Vale a pena conferir o vídeo abaixo, que mostra a profissional da Equipe RAP da Saúde, Patrícia Mondarto, e as jovens da CAP 5.3 Débora da Cruz da Silva e Raphaela Cardozo Ferreira apresentando o Projeto Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde com o auxílio de videos ilustrativos.

 

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES