Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, por meio da realização de atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida em cidades do mundo todo.

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

No Brasil
A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2003. Até 2006 as atividades eram realizadas principalmente por iniciativa de cicloativistas e participantes da Bicicletada, com apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Desde 2007, passaram a  contar com o Movimento Nossa São Paulo para fortalecer o movimento, realizando novas atividades e eventos e trazendo mais visibilidade para a data.

Várias outras cidades brasileiras passaram a comemorar a data e  em 2010 houve atividades durante toda a semana, em diversos estados. Em 2011, algumas cidades programaram eventos para o mês inteiro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade. De lá para cá, a adesão de cidadãos e poder público só aumentou, bem como o esclarecimento correto sobre o Dia Mundial Sem Carro.

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES