Feriado de sol e autocuidado

alimentacaosaudavel_verao

Dia 02 de novembro. Feriado! A previsão do tempo indica a máxima de 38º para a cidade do Rio de Janeiro e todo mundo já sabe que vai dar praia! Cenário ideal para curtir o dia de folga com a família e os amigos sem precisar gastar quase nada. Perfeito para deixar a preguiça de lado e mexer o corpo caminhando, nadando ou praticando seu esporte preferido ao ar livre. E, é claro, uma bela oportunidade para aproveitar o contato com a natureza.

Um dia assim requer cuidados especiais. O principal deles é com o meio ambiente. Pensando nisso, preparamos três regras básicas para que todo mundo possa viver em uma cidade melhor:

1º) A praia é nossa. O lixo é seu!

2º) Não tire nada da natureza além de fotos.

3º) Não mate nada além do tempo.

Então, se for curtir praia, cachoeira, parque ou alguma trilha, não se esqueça de levar para o destino adequado todo o lixo que produzir e de preservar o meio ambiente. Afinal de contas, as próximas gerações também merecem desfrutar dessas paisagens.

Seja qual for o programa, não vale descuidar do sol. A dica é evitar a exposição direta das 10h às 16h, quando a incidência dos raios ultravioleta B, que provocam o câncer de pele, é mais alta. Durante esse período o bom mesmo é manter-se na sombra, com muita água fresca para não desidratar. Lembre-se disso quando estiver caminhando pela cidade ou esperando o ônibus. E mesmo antes das 10h e depois das 16h a regra é clara: passar e repassar o protetor solar. Chapéu e óculos escuros também são importantes aliados no seu autocuidado.

Ainda não é verão, mas o calor está forte e é preciso aumentar a ingestão de líquidos. Água mineral e de coco são as melhores pedidas para evitar a desidratação. Refrigerantes e bebidas alcoólicas podem até enganar a sede, mas estão cheios de sódio, corantes e conservantes. Por isso não contam para chegar aos dois litros diários de água recomendados pelo Ministério da Saúde.

Viu? Não é complicado curtir o feriado, o sol e praia e ao mesmo tempo cuidar da saúde e do meio ambiente. O seu corpo e o planeta agradecem.

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES