Filme sobre tolerância religiosa ganha a Mostra de Vídeo WONCA 2016

Foi no maior Congresso de Médicos de  Família do mundo, o WONCA 2016, que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) mostrou seu compromisso com a tolerância religiosa e o respeito às diversidades para profissionais de saúde de todos os cantos.

O filme “Santo Remédio”, idealizado, produzido e executado pela Superintendência de Promoção da Saúde da SMS-Rio, foi destaque, recebendo o primeiro lugar na categoria ‘vídeo’ da Mostra Cultural da Conferência. No total, 150 filmes foram inscritos  e apenas seis se tornaram finalistas para premiação do júri popular. O público, através de votação, escolheu “Santo Remédio” para o primeiro lugar.

O destaque não é para menos. Filmado no Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão e no Terreiro da Mãe Tania de Iemanjá, no bairro Água Santa, o filme apresenta o atendimento a uma paciente do Candomblé e dá luz à universalidade, um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), que determina que todos os cidadãos brasileiros têm direito ao acesso às ações e aos serviços de saúde, sem qualquer tipo de discriminação.

“Todos nós somos atendidos igualmente. Nunca tive problema com o atendimento, muito pelo contrário. Já fizemos um mutirão de preventivo, campanha de vacinação da gripe, de hepatite, campanha de alimentação saudável e ação de higiene bucal, tudo isso dentro do terreiro.”, diz Mãe Tania de Iemanjá, ressaltando a parceria da unidade de saúde  com a religião.

O vídeo mostra também como o Centro Municipal de Saúde dialoga com outras religiões do território, igreja católica e evangélica, destacando a importância da intersetoralidade para a melhoria da qualidade do atendimento em saúde.

O filme está disponível no youtube e você pode assistir aqui!

 

A Secretaria de Saúde e a Mostra Cultural WONCA 2016

Além da categoria vídeo, em que “Santo Remédio” ganhou o primeiro lugar, mostrando o terreiro da Mãe Tânia e o Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão, a SMS-Rio ganhou mais dois prêmios na Mostra Cultural WONCA 2016. Na categoria ‘música’, o prêmio foi para o Programa Academia Carioca, com o Samba da Academia Carioca, de autoria de Luciano dos Santos Nascimento e Wagner de Oliveira. Já na categoria ‘poesia’, o primeiro lugar ficou para a “Classificação: Vermelha”, da médica de família Clarice Smirdele, da Clínica da Família Anthídio Dias da Silveira, no Jacarezinho.

A entrega dos prêmios aconteceu durante a cerimônia de encerramento da Conferência, junto com a apresentação das próximas cidades sede do WONCA. Em 2017 a edição europeia do evento será  em Praga, na República Checa, e, em 2018, em Seul, na Coreia do Sul.

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES