Saúde e arte de rua

Saúde é mais que ausência de doença. Saúde é dar bom dia; construir relações harmoniosas, respeitando as diferenças, valorizando o potencial de cada um, se alimentar de forma saudável, praticar exercícios físicos, dar afeto, carinho, cuidado e atenção, se proteger na hora do sexo, cuidar do próprio lixo e do território onde se vive, respeitar diferentes orientações sexuais e todas as cores do arco-íris, brincar e se divertir, perceber que todos são iguais, em suas diferenças.

E é esse conceito de saúde que o novo grafite no muro do Hospital Municipal Rocha Maia deixa estampado na cidade pra todo mundo ver. A intenção é lembrar, para cada um que passa diariamente pela Avenida Venceslau Braz, uma das vias de maior circulação da zona sul do Rio de Janeiro, que promover saúde é simples e se faz em cada ato do dia a dia.

A obra é a 14º da série “Saúde e Arte de Rua: o grafite promovendo a vida”, desenvolvido pela Superintendência de Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, desde 2015. O projeto usa os muros das unidades de saúde do município para se comunicar com a população, estimulando hábitos de vida mais saudáveis e contribuindo para a qualidade de vida dos cariocas.

Com temas como Controle do Tabagismo, Diversidade Religiosa, Valorização da Paternidade, Cultura da Paz, Não a violência, Atividade Física, Alimentação Saudável, Cuidados com o Lixo e outros, a obra no Hospital Rocha Maia ocupa um total de 550m² e é de autoria da equipe formada pelos artistas  Marcelo Ment, Marcelo Jou, Thiago Molon, Gloye, Victor Evaristo e Pandro Nobã.

Passa lá, tira uma foto e marca a gente #elosdasaude

 

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES