Mudança de vida: parei de fumar!

Foram necessários 40 anos, desde a primeira tragada, para que Rogério José Rocha Moutinho, 70 anos, decidisse parar de fumar. Hoje, já são cinco anos longe do tabaco. E um compromisso pessoal: inspirar outras pessoas a parar de fumar.

Como foi a decisão de parar de fumar?
Eu fumava há 40 anos e nunca pensei que conseguiria parar de fumar. Me surpreendi: com o tratamento, o apoio da família e dos amigos não foi tão difícil. Eu já frequentava as reuniões semanais do grupo de controle do tabagismo do Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira, no Catete, quando ainda fumava. Um dia, a coordenadora Vânia Carneiro me chamou em sua sala e perguntou: “Seu Rogério, o senhor quer parar de fumar?”. Respondi: Quero! E ela me disse: “Então a partir de hoje o senhor não fuma mais”. Naquele dia, eu cheguei em casa e fumei os 18 cigarros que restavam. Comprei mais um maço e o fumei inteiro. No dia seguinte, além da rebordosa, acordei com a certeza que iria parar de fumar. Ainda fumei mais um cigarro, para me despedir, e para não ter volta joguei tudo fora.

Como foi o tratamento?
Deu tudo certo! Já são cinco anos sem fumar. Hoje sou mais saudável e feliz. Às vezes pode ser difícil, sim, pois o cigarro é muito presente na vida de quem fuma. É um hábito muito forte. Para algumas pessoas, ele pode ser até mais difícil de vencer que a dependência química. Por isso, o tratamento não é apenas com adesivos de nicotina. O apoio psicológico, o acompanhamento, a presença da equipe de saúde, tudo isso é fundamental.

O que o senhor diria para quem quer parar de fumar?
Estou imbuído em um compromisso pessoal: conversar com as pessoas que ainda fumam. Dou o meu exemplo e indico o tratamento oferecido nas unidades de saúde. Para parar de fumar, a gente precisa se sentir apoiado. Não basta “querer” parar de fumar. É necessário o apoio da família, dos amigos, de psicólogos e toda a equipe de saúde. Hoje, com a minha história, quero inspirar outras pessoas a conquistarem a vitória que é parar de fumar.

Rogério José Rocha Moutinho, 70 anos, fez o tratamento para parar de fumar no CMS José Manoel Ferreira, no Catete. Se você deseja parar de fumar, procure sua unidade de saúde. Saiba onde ser atendido.