Fortalecendo a saúde

Dia 21 de março está se aproximando e mais uma vez a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) celebra o Dia do Orgulho SUS, um movimento que convoca profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para compartilhar o que têm feito para melhorar o Sistema e inspirar uns aos outros.

A iniciativa faz parte de um movimento global em prol de sistemas de saúde melhores. Iniciado na Inglaterra, com o nome Change Day, muitos outros países aderiram ao movimento: Irlanda, Escócia, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Índia, Jordânia, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Austrália e o Brasil, por meio do Rio de Janeiro.

Dia do Orgulho SUS 2018

Esse ano, o movimento vem com uma nova identidade visual. Uma logo moderna e colorida apresenta a diversidade do Brasil e do Sistema, acompanhada pelo símbolo hashtag, que representa o poder das redes para o fortalecimento do dia comemorativo. Com o mote ‘Somos SUS, Somos História, SUS Patrimônio!’, o Dia do Orgulho SUS 2018 vem marcar o papel fundamental dos militantes da saúde, principalmente os profissionais, para fazer o SUS acontecer. Com 28 anos de história, o SUS é um patrimônio conquistado através do trabalho, de luta e do fazer diário de cada um.

A população e os profissionais podem participar dessa grande ação em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde realizando eventos, mutirões e ações de saúde em seus territórios, e também compartilhando uma foto no Instagram ou Facebook com a hashtag #orgulhosus, contando como suas atitudes fortalecem o sistema.

Na programação, já estão confirmadas ações em diferentes territórios, coordenadas pela direção das unidades, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, colegiado gestor e participantes do Programa Academia Carioca. Entre as atividades que serão realizadas, estarão exposição de vídeo sobre a valorização do SUS, com diversos parceiros do território; manifestações socioculturais sobre a historicidade e importância do SUS na evolução da saúde pública no Brasil, jogos lúdicos que abordam as diretrizes do SUS, confecção de linha do tempo com história do SUS, rodas de conversa, passeio de bicicleta com objetivo de reforçar a importância do SUS, dos serviços e do atendimento e direito dos usuários, e outras. No dia 21, todas as unidades com equipes do programa RAP da Saúde desenvolverão ações de prevenção e promoção da saúde com foco em temas como protagonismo juvenil, prevenção às arboviroses e tuberculose e dinâmicas com usuários sobre a importância do SUS.

        Como participar?

1)    Para alterar a foto do perfil no Facebook e mostrar o apoio à campanha, acesse facebook/asasrio.saude

2)    Compartilhe fotos de suas atividades, equipes e ações com a hashtag #orgulhosus nas redes sociais, contando como você contribui para um SUS melhor para todos.

3)    Realize eventos e ações nas unidades de saúde e nos seus territórios para promover o Dia do Orgulho SUS. Estimule que postem nas redes sociais com o hashtag #orgulhosus

4)    Compartilhe as peças abaixo. Imprima, use, faça circular.

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES