Jacarezinho dialogando sobre tabagismo

A Clínica da Família Anthídio Dias da Silveira, umas das unidades de atenção primária da área programática de saúde 3.2, trabalhou a questão do tabagismo nas ruas da comunidade do Jacarezinho, localizada na zona norte do Rio de Janeiro.

A ação coletiva fez parte do calendário nacional de combate ao fumo, contando com a presença das médicas Clarice e Gabriela, dos residentes multiprofissionais Rafael, Sábata e Mariana e dos Agentes Comunitários de Saúde Douglas, Isabel e Ana Paula.

Realizada no contexto da semana do dia Nacional de Combate ao Fumo, a ação teve como objetivo trocar informações com os moradores da comunidade sobre os prejuízos à saúde individual e coletiva causados pelo cigarro.

Para a médica da equipe, Dra. Clarice Sarmet, a ação foi recebida de maneira positiva pela população. “Personificamos um cigarro que buscava construir amizades com quem passava nas ruas, ao mesmo tempo que conversávamos sobre os perigos do tabaco e sobre como os profissionais de saúde podem ajudar em uma abordagem mais proativa quanto ao uso do cigarro“, disse.

A atividade também foi pensada para informar a população sobre o retorno das reuniões e atividades do  grupo de tabagismo oferecido pela unidade de saúde.