Rio + Respeito

04_riorespeito_fb_foto-capa_v1

Viva o Zé Pereira, viva o Carnaval!

Com a festa mais colorida do ano chegando, o carioca só pensa em bloco, samba, desfile, folia e diversão. E quem é “carioca da gema” combina tudo isso com respeito e responsabilidade.

Para sensibilizar a população de que os cuidados consigo mesmo e com o outro devem andar juntos, a Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual (CEDS) e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) lançam o aplicativo Rio + Respeito, que estimula a gentileza na hora da folia, nas relações sexuais, na paquera e na convivência com as diferenças.

Disponível gratuitamente para Android, o aplicativo traz a agenda de blocos de rua, a programação dos desfiles na Sapucaí e orientações sobre onde conseguir camisinha e o que fazer se rolar sexo desprotegido. O objetivo é facilitar a vida dos foliões, com dicas de diversão, cuidado e saúde.

Cuidado comigo e com o outro

A campanha Rio + Respeito busca incentivar o uso de preservativo em todas as relações sexuais, a fim de evitar a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HPV, hepatites e sífilis. Reconhecendo que a saúde vai além da doença, a proposta é promover o respeito e a valorização das diferenças.

Para isso, pessoas trans e da comunidade LGBT formadas pelo Projeto DAMAS, desenvolvido pela CEDS, serão as responsáveis por toda a operação, que distribuirá 375 mil preservativos masculinos e femininos, 140 mil lubrificantes, 50 mil ventarolas e mais de 100 mil folhetos informativos no sambódromo, em blocos de rua e em outros locais com alta concentração de foliões.

Estão planejadas ações no Lapa, Bangu, Barra da Tijuca, Bonsucesso, Botafogo, Campo Grande, Catete, Centro, Copacabana, Flamengo, Gávea, Ilha do Governador, Ipanema, Irajá, Jacarepaguá, Lapa, Laranjeiras, Leme, Madureira, Manguinhos, Maré, Méier, Olaria, Parque de Madureira, Parque do Flamengo, Praça Santos Dumont, Praça São Salvador, Praça Tiradentes, Praça XV, Ramos, Recreio, Rua Farme de Amoedo, Sambódromo, Santa Cruz, Santa Teresa, Tijuca, Travessa Almerinda Freitas.