Segunda etapa RAP da Saúde

Saiu o Resultado para as entrevistas do RAP da Saúde. Quer saber se seu nome está na lista? Dá uma olhada aqui, a partir da página 48 do Diário Oficial.

O RAP da Saúde

O RAP da Saúde – Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – tem como objetivo fortalecer as ações de promoção da saúde no Rio de Janeiro, tendo os jovens como protagonistas e agentes de participação social e comunicação. Moradores de cada uma das áreas onde o programa atua, os jovens ganham uma bolsa de estudos durante doze meses, sendo capacitados e orientados para o desenvolvimento de ações de sensibilização, conscientização e promoção da saúde nas unidades de saúde e em suas comunidades.

O Programa tem como base o protagonismo juvenil, que considera os jovens como sujeitos centrais de intervenções e de ações transformadoras de seus contextos sociais, priorizando a educação entre pares, que pressupõe que eles, como protagonistas, são interlocutores privilegiados em seus territórios, já que compartilham os mesmos códigos e experiências.

A inovação está, principalmente, em levar para a estrutura formal do SUS a criatividade e o comprometimento da juventude na disseminação de informações educativas em saúde.

O Programa não só estimula o desenvolvimento pessoal e o empoderamento desses jovens, como o desenvolvimento dos territórios em que estão inseridos. Dessa forma, ser um adolescente ou jovem promotor de saúde é contribuir para que mais pessoas sejam autônomas e comprometidas com o autocuidado, valores de prevenção e promoção da saúde, fortalecendo, assim, uma proposta de transformação e a construção de cidades mais conscientes e saudáveis. Desde julho de 2011, o RAP conta com a participação de jovens surdos, que atuam nos territórios e compartilham de todas as atividades com os demais jovens ouvintes.

>> Veja as notícias sobre o RAP da Saúde aqui.