Amamentação: um ato de amor sem hora e nem lugar!

Profissional orientando incentivando mãe a amamentar CF Cazuza CAP 5.2

Profissional orienta e incentiva mãe a amamentar na CF Cazuza, CAP 5.2

O leite materno é o único alimento que o recém-nascido precisa, até os seis meses de vida. Amamentar é um ato natural, que faz bem para a saúde do bebê, da mãe e de toda a família. No entanto, muitas mulheres ainda enfrentam discriminação ao amamentar seus filhos em locais públicos. O assunto é tão sério que cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, aplicam multa para estabelecimentos privados e públicos que impeçam mulheres de amamentar. No Rio de Janeiro, por exemplo, quem afixar cartaz proibindo a amamentação no próprio estabelecimento pode ser multado em até R$ 10 mil.

Para garantir o direito de amamentar seja onde for, o município do Rio de Janeiro promove, anualmente, um mamaço coletivo, com centenas de mulheres amamentando simultaneamente. A atividade integra a Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada desde 1992 na primeira semana de agosto.

Ação Semana Mundial da Amamentação: mamaço coletivo na CAP 5.2

Mamaço coletivo na CAP 5.2

Este ano, o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno é Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável. No Rio de Janeiro, as atividades tiveram início com um grande mamaço olímpico, um ato simbólico que reuniu mulheres amamentando seus filhos simultaneamente, reforçando a importância do leite materno para o desenvolvimento infantil. A ação foi realizada na manhã do último domingo, 31, na Praça Mauá.

Os Centros Municipais de Saúde Athayde José da Fonseca e Catiri e a Clínica da Família Rosino Baccarini realizaram, dia 1º de agosto, ações educativas no Polo Cultural e Comercial do Jardim Bangu. Durante todo o dia, as famílias que passavam por ali puderam assistir a palestras sobre amamentação e doação de leite humano e conversar abertamente com os jovens e adolescentes do RAP da Saúde. Gestantes e mães com bebês puderam participar de atividades pensadas especialmente para elas.

RAP da Saúde do CMS Athayde José da Fonseca

RAP da Saúde do CMS Athayde José da Fonseca

O encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno será na 2a Caminhada do Aleitamento Materno, dia 04 de agosto, em Vigário Geral. A concentração será às 8h, no Centro Municipal de Saúde Nagib Jorge Farah, no Jardim América, e nas Clínicas da Família Iraci Lopes, em Vigário Geral, e Joãosinho Trinta, na Praça José da Matta. Os grupos partirão das unidades de saúde para a Rua Isidro Rocha, na Praça 2, em Vigário Geral. No local, estão previstas diversas ações, como apresentações de teatro, atividades com o Programa Academia Carioca e palestras sobre amamentação, além da divulgação do Posto de Recebimento de Leite Humano das unidades.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno com atividades em todas as unidades de saúde sobre a importância da amamentação para a mãe, o bebê e toda a família. O período também é oportunidade para intensificar as campanhas pela doação de leite humano – o que pode salvar a vida recém-nascidos internados em UTI neonatal.

Há seis Bancos de Leite Humano na cidade do Rio de Janeiro, nas maternidades Fernando Magalhães, em São Cristóvão; Carmela Dutra, no Méier; Herculano Pinheiro, em Madureira; Leila Diniz, na Barra da Tijuca; Alexander Fleming, em Marechal Hermes; e Rocha Faria, em Campo Grande.

A SMS-Rio conta com onze 11 de recebimento de leite humano:

  • Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda
  • Maternidade do Hospital Municipal Albert Schweitzer
  • Hospital da Mulher Mariska Ribeiro
  • Clínica da Família Santa Marta
  • Clínica da Família Aloysio Augusto Novis
  • Clínica da Família Augusto Boal
  • Centro Municipal de Saúde Hélio Smith
  • Centro Municipal de Saúde Sylvio Brauner
  • Centro Municipal de Saúde Flávio Couto
  • Clínica da Família Ana Maria da Conceição dos Santos Correa
  • Clínica da Família Antônio Gonçalves

One Response

  1. cristina boaretto 8 de agosto de 2016