Seminário e lançamento do livro O Rio em Curso

Com um sentimento de satisfação e orgulho de dever cumprido os ex-residentes da primeira turma do Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da família lotaram o auditório do ASAS-Rio Coordenação, no Centro do Rio, no dia 20 de dezembro, para participar do Seminário e  Lançamento do livro O Rio em Curso: uma contribuição do Programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família (PRESF) para o SUS.

O superintendente de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), Leonardo Graever participou do evento, quando ressaltou sua alegria em participar do lançamento da publicação, que segundo ele, demostra claramente o olhar do enfermeiro porque conta as histórias através de crônicas e de forma descontraída, bem diferente da formalidade praticada pelos médicos. “Certamente a formação de vocês exige o viés de cuidado muito maior do que na medicina e este olhar do cuidado ficou bem nítido nas crônicas deste livro. Eu costumo dizer que é impossível praticar medicina sem os parceiros da enfermagem, inclusive quem me ensinou o que é Atenção Primária foi um enfermeiro. Dificilmente, no mundo, o enfermeiro tem um papel tão importante na Atenção Primária quanto aqui no Brasil”.

A coordenadora do ASAS Rio – Ambientes de Saberes e Aprendizagens em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Nina Prates, também esteve no lançamento e pontuou que a criação do livro nasceu de uma maneira despretensiosa e se consolidou rapidamente e de forma eficaz. “Este livro de crônicas é para se ler em pílulas. Cada vez que eu leio algum desses relatos, me remeto ao sentimento de esperança e começo a acreditar ainda mais no SUS como um sistema de cuidado”.

Ainda segundo a coordenadora do ASAS Rio, esta foi uma das primeiras demandas e inicialmente era apenas um trabalho de conclusão de curso dos residentes, mas que aos poucos foi criando forma e se transformando em um belo livro.  “Esta publicação é linda desde a capa, que nos faz refletir sobre várias coisas – curso de formação, os caminhos em que um rio percorre ou a imagem do nosso próprio Rio de Janeiro. Que a gente continue fazendo parcerias como essas, para trabalhar cada vez mais na qualificação dos nossos profissionais para o cuidado à nossa população”, disse.

Também participaram do evento as universidades públicas parceiras, que foram representadas: pela coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família (PRESF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Sonia Acioli; pela coordenadora do PRESF da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elisa Conceição; pela coordenadora do PRESF da Unigranrio, Fátima Amaral; a coordenadora do PRESF da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro (SMS-Rio), Ana Carolina Tavares; a preceptora da PRESF da SMS-Rio, Renata Correa e a residente da turma da PRESF de 2015, Angela Leal.

Após a fala dos participantes o ex-residente e atual enfermeiro, Vinícius Romanholi, leu sua crônica, emocionando todos os presentes. Ao final, a comissão organizadora e os residentes da turma de 2015 fizeram a entrega dos livros autografados.

Para ter acesso ao livro na versão digital, clique https://issuu.com/asasrio/docs/o_rio_em_curso

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES