Promoção da Saúde participa no Congresso Brasileiro de Enfermagem

O 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), maior evento anual da área de Saúde da América Latina, será realizado dos dias 6 a 10 de novembro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Com o tema “Dimensões do Cuidado de Enfermagem: Interfaces nos Cenários da Prática Profissional”, o Congresso visa contribuir para fortalecimento da profissão, promovendo a difusão do conhecimento e o intercâmbio entre profissionais e entidades.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro participará do evento com apresentações de trabalhos, oficinas e um estande, que contará com o lançamento da segunda edição do Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, dia 7 de novembro, às 16h30, e o livro O Rio em Curso, dia 8 no mesmo horário. Quem passar pelo estande conhecerá mais sobre o trabalho da Secretaria de Saúde no Município, com destaque para alguns projetos.

Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde

A revisão do Protocolo de Enfermagem visa instrumentalizar enfermeiros (as) que trabalham na Atenção Primaria a Saúde (APS) na Cidade do Rio de Janeiro, trazendo, em três fascículos, recomendações sobre a atenção aos Ciclos de Vida (Saúde da Criança, Adolescente, Mulher, Homem e Idoso), Saúde Mental e situações de Urgência e Emergência. Seu conteúdo se baseia nas principais referências de saúde, como WHO, NICE e Ministério da Saúde, adaptados para a realidade brasileira e carioca.

O Rio em Curso

O livro Rio em Curso é uma Contribuição da Residência em Enfermagem em Saúde da Família para o SUS. Por meio de relatos do dia a dia de trabalho, os residentes evidenciam elementos fundamentais à Atenção Básica em Saúde que são fio condutor da Residência: o olhar integral para o indivíduo; a escuta qualificada; a equidade; a noção de saúde para além da ausência de doença. O download do livro é gratuito.

 

Recomeço

O livro Recomeço – A Experiência da Secretaria Municipal de Saúde do RJ no Atendimento aos Refugiados, registra as práticas desenvolvidas e os desafios encontrados  pela SMS-Rio no atendimento à população refugiada na cidade, a fim de inspirar  o poder público, organizações não governamentais e outras instituições na atenção à saúde dos refugiados, como forma de garantir o que preconiza o artigo 196 da Constituição Federal: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Bikes da Prevenção

O projeto, da SMS-RJ, capacita usuários em tratamento nos serviços de Saúde Mental para a disseminação de informação sobre HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em territórios de alto nível de vulnerabilidade. Sempre acompanhados de um preceptor, eles percorrem de bicicleta cenas de uso de drogas e casas de entretenimento adulto, conversando, tirando dúvidas e entregando itens de prevenção, como gel lubrificante e preservativos, femininos e masculinos.

 

Do campo à mesa – Receitas de agricultores da cidade do Rio de Janeiro

Do campo à mesa – Receitas de agricultores da cidade do Rio de Janeiro é um presente, daqueles dados com carinho. É o registro de dez receitas de agricultores do Rio de Janeiro que unem criatividade, simplicidade e acesso. Baixe e se delicie.

RAP da Saúde – Rede de Jovens e Adolescente Promotores de Saúde

O programa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro tem o objetivo de garantir mais qualidade de vida aos jovens cariocas, estimulando seu desenvolvimento pessoal e empoderamento através de formação em promotores de saúde, além do desenvolvimento dos territórios que estão inseridos nas dez áreas programáticas da cidade. Uma publicação conta a história do projeto. O download é gratuito.

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES