EXPOSIÇÃO SENTIDOS DO NASCER

Até o dia 26 de julho, mulheres, homens, crianças, adultos e idosos que estiverem passando pela Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, poderão viver uma experiência totalmente nova e se conscientizar sobre a importância do parto normal para mulheres e bebês.

Em um espaço interativo, a exposição ‘Sentidos do Nascer’ faz com que os participantes sintam na pele cada etapa da gestação, sendo levados à reflexão e à mudança da percepção do nascimento,  por meio do incentivo ao parto normal e à redução do índice de cesarianas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o índice ideal de cesarianas é de 15%. No Brasil, no entanto, esse número chega a 57%, sendo nas maternidades do município do Rio, o índice de 34%. Esses dados mostram, portanto, que ainda precisamos avançar muito em nossos números de partos normal.

Para a superintendente de hospitais pediátricos e maternidades da Secretaria Municipal de Saúde e coordenadora do Programa Cegonha Carioca, Carla Brasil, a exposição “Sentidos do nascer” pode ser também uma forma para contribuir na melhoria desses números, através da conscientização da população. Ela enfatiza, no entanto, que outras estratégias são utilizadas.

– A principal ação que temos feito para diminuir o número de cesáreas é trabalhar com as maternidades os protocolos das boas práticas, além de oferecer oportunidade de as mulheres escolherem as práticas humanizadas como a posição do parto, as práticas de relaxamento não farmacológicas para o alívio da dor e a participação de acompanhante no pré-parto e parto – explicou a superintendente.

A exposição pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 18h, na Praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro.

IMG-20150722-WA0084IMG-20150722-WA0085

 

Mais informações em http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5455071