Você tem o poder de salvar vidas

Pratique a empatia, doe sangue!

Pare um minuto e pense no que você tem feito para ajudar ao próximo. Pensou? Agora responda quantas vezes você doou o seu sangue no último ano Nunca é tarde para fazer diferente, um pequeno gesto pode fazer toda a diferença na vida de várias pessoas. Uma bolsa de 450 ml corresponde a menos de 10% de todo o sangue de uma pessoa e este volume pode salvar até quatro pessoas, inclusive alguém bem próximo de você ou você mesmo. Não seria legal se, caso você precisasse de sangue, os estoques estivessem cheios? Doar é um ato de amor ao próximo e uma excelente atitude de empatia.

Apesar de saber da importância da doação de sangue, muita gente ainda não tem o hábito de doar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que no mínimo 3% da população seja doadora, porém, apenas 0,98% dos cariocas têm este costume. Que tal começarmos a mudar esta realidade? Os homens podem doar a cada dois meses ou até quatro vezes no ano, já as mulheres podem doar a cada três meses ou três vezes no ano.

No Brasil, ao ano, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue. No total, existem no país 27 hemocentros e 500 serviços de coleta. Essas bolsas de sangue coletadas abastecem emergências, maternidades, unidades de saúde e ajudam no tratamento de doenças crônicas e cânceres.

De acordo com dados do Hemorio são recebidos, em média, 200 candidatos à doação e coleta de 150 bolsas de sangue diariamente. O número ideal para manter os estoques em bom nível é de 300 bolsas diariamente. Lembrando que o Hemocentro tem capacidade para receber até 400 doadores por dia. Faça uma boa ação e pratique a doação de sangue com frequência.

É fácil, só precisa:

-Estar saudável;

– Ir bem alimentado, não precisa estar em jejum;

-Pesar mais de 50 kg;

-Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12h;

-Ter entre 16 a 69 anos;

– Levar um documento de identificação com foto. Se tiver de 16 a 17 anos, além do documento de identificação, é necessário levar um documento do responsável e uma autorização assinada por ele.

Vai lá

O Hemocentro está aberto todos os dias, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados e fica localizado na Rua Frei Caneca, 08, Centro do Rio. Em caso de dúvida, ligue para o Disque Sangue (0800-282-0708), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E SUGESTÕES